8 maneiras inovadoras de fazer procurement com criatividade

pessoas com ideias inovadoras

A demanda por soluções em e-procurement (relação entre fornecedores e clientes com o auxílio de ferramentas digitais online) tem aumentado em larga escala dentro das organizações para agilizar os processos de aprovisionamento. Listamos alguns métodos e tecnologias inovadoras de fazer procurement que podem guiar a sua área dentro da empresa para um aumento de eficiência na gestão da cadeia de suprimentos e atingir reduções de custos significativas.

ERP com base na web

Os softwares de ERP convencionais já são amplamente conhecidos mundo afora por seu grande potencial de gestão organizacional, mas também por seus elevados custos de implantação e rigidez nas customizações. Com a proposta de melhorar esses “gaps” a opção de ERP com base na web tem crescido por demandar baixos investimentos em hardware de servidores, além de outros benefícios do sistema online na acessibilidade remota e flexibilidade (computação em nuvem), vitais para a grande maioria das empresas no mundo atual principalmente as que contam com plantas produtivas espalhadas em diferentes localizações.

e-MRO (Manutenção, Reparo e Operação)

A utilização de tecnologias digitais na gestão da cadeia dos materiais MRO é bastante comum na aviação mas graças a redução do preço dos softwares essa ferramenta vem se popularizando na indústria em geral com formas inovadoras de fazer procurement, entregando resultados imediatos em comunicação e nas transações para a área de compras. (acesse plataforma digital para e-MRO)

e-Sourcing

O e-Sourcing é a utilização de uma plataforma online que simplifica e agiliza o processo de prospecção de uma categoria específica de fornecedores (também classificada como strategic sourcing), entregando ao comprador um ganho de amplitude para realizar sua análise crítica e negociação com embasamento e assertividade, já que essa ferramenta realiza o processo com uma quantidade maior e mais qualificada de fornecedores.

e-Tendering

É o envio automatizado de solicitações para tomada de preço, geralmente através de uma plataforma digital, ao invés de cotar preços individualmente com vários fornecedores, o processo de licitação é unificado, justo e transparente. Bem alinhado com as políticas de compliance já que a troca de documentação é em formato eletrônico e rastreável.

e-Reverse Auction

O “Leilão Reverso Eletrônico” (e-Reverse Auction, em inglês) é o oposto do Leilão Tradicional, ou seja, o comprador entra com uma solicitação de demanda e vence o fornecedor que efetuar o lance com o menor preço durante um período pré-estabelecido. O processo ocorre através de uma plataforma online, na qual os fornecedores acessam um ambiente virtual para ofertarem seus lances. O comprador acompanha os lances através de um painel online, atualizado em tempo real. Esse modelo de negócio é utilizado para otimizar o processo de transação e atingir ótimos savings. (saiba mais sobre Leilão Reverso no vídeo sobre o tema)

e-Informing

Esse processo é a coleta e a distribuição de informações de compra ou contrato entre parceiros comerciais para a formação de um banco de dados informativo com a utilização de recursos tecnológicos e é uma das formas mais inovadoras de se fazer procurement.

e-Markatplace

Também conhecido como “shopping virtual”, o marketplace integra compradores e fornecedores para realização de comércio eletrônico, geralmente através de um site que foi desenvolvido para promover a venda de produtos ou serviços através da internet, aproveitando todos os seus ganhos de escala e integração.

e-Logistics

Com a evolução da inteligência artificial e a internet das coisas, muitos estágios na gestão da cadeia logística vem sendo integrados aos demais processos de suprimentos e vem se beneficiando do uso de ferramentas digitais, seja na armazenagem, distribuição ou controle de estoque. Os softwares para cálculo de otimização de rotas (roteirização), por exemplo, são uma realidade já acessível à maioria das empresas que buscam redução de custos e melhor atendimento ao cliente. (leia mais sobre transformação digital na cadeia logística)

Essas são 8 práticas que podem ajudar a melhorar as operações de sua área com processos acontecendo em tempo real, inteligência rastreável e de acordo com os padrões de governança corporativa. Me deixe saber seus comentários sobre a aplicação de alguns desses métodos em seu ambiente de trabalho.

Voltar