Impactos da internet 5G no supply chain industrial

Conceito tecnologia internet 5G no supply chain industrial

Potenciais impactos da tecnologia de internet 5G no supply chain, fatores relevantes de implantação e como as indústrias podem evitar ficar para trás dos concorrentes.

Pesquisa recente da consultoria europeia Capgemini, realizada com mais de 170 empresas aponta que grande parte da indústria mundial acredita que a internet 5G será o ponto chave para sua transformação digital, já que esta pode alimentar o crescimento exponencial de dispositivos conectados, suprir o elevado tráfego de dados, as latências de comunicação, e elevar os níveis de segurança digital e performance de conectividade.

São considerados ganhos tanto nas linhas de produção quanto ao longo da cadeia de suprimentos, e para explorar tal potencial é preciso escolher estrategicamente as áreas e o planejamento de implantação. Detalhamos na sequência alguns fatores a serem considerados:

  • Avaliar as necessidades de pontos chave de conectividade:

A conectividade é um desafio relevante na indústria moderna. Problemas como falta de cobertura ou baixa intensidade de sinal são dificuldades enfrentadas para se atingir interações em tempo real. Isso significa que as organizações devem identificar seus pontos fracos de conectividade, analisar quais parâmetros estão causando o problema e verificar no detalhe se a tecnologia 5G pode solucioná-lo.

  • Contar com a colaboração de empresas que já operam no ecossistema 5G

Operar com uma nova tecnologia é sempre desafiador. Problemas vão desde a compatibilidade de equipamentos e gerenciamento da rede até a falta de conhecimento na tecnologia. Por isso é importante utilizar estudos de caso e projetos pilotos já implementados para superar essas dificuldades. Por exemplo, a parceria com vendedores de equipamentos pode ajudar a identificar dispositivos compatíveis com a nova rede, já a parceria com operadoras de telecom pode ajudar a identificar os parâmetros ideais de conectividade para os casos prioritários.

  • Identificar o modelo apropriado de instalação do 5G

Existem dois modelos para utilização da rede 5G na indústria, a instalação de rede privada ou a utilização da rede pública, por tanto, deve ser analisado qual das opções está mais alinhada aos objetivos estratégicos da organização. A busca por um potencial máximo de velocidade pode direcionar pela instalação da rede privada, mas a empresa precisa considerar as implicações em custos, investimentos e tempo de implantação, além de se certificar que detém os conhecimentos para operar dessa forma e checar as regulamentações dos órgãos responsáveis em sua localidade.

  • Ajustar a estratégia de conectividade aos ganhos da transformação digital

Os ganhos com a transformação digital em uma empresa estão longe de ser estáticos, eles podem mudar ao longo do tempo. Por tanto, as organizações devem estar revisando regularmente suas necessidades de conectividade para identificar pontos fracos e possíveis soluções.

Por suas características, versatilidade e flexibilidade, a internet 5G no supply chain industrial pode eventualmente se tornar a tecnologia padrão para comunicação, desbancando as conexões por cabo ou wireless utilizadas atualmente. No entanto é importante ter consciência que a tecnologia 5G está iniciando e a garantia da qualidade do serviço pode não estar imediatamente disponível. Isso significa que pode levar um tempo para viabilizar a disponibilidade de todos os seus benefícios.

Voltar