Soluções em Supply Chain 4.0 na Revolução Digital
A Revolução Digital
A Revolução Digital é um termo utilizado na indústria que se refere à passagem de tecnologias analógicas para a eletrônica digital, esse processo dá início a Era da Informação ou Era da Internet, a qual é conduzida para viabilizar experiências virtuais nas atividades ao invés do contato físico entre as partes. Sua aplicação pode entregar soluções para as áreas de projetos, manufatura, supply chain, serviços, entre outras. Caracterizando assim a indústria 4.0, ou mais especificamente, o supply chain 4.0.
A proposta desse modelo digital é baseada no poder dos dados e das informações, por exemplo, através do aumento no número de equipamentos operacionais conectados à internet, criando assim novas oportunidades de negócios, gestão de processos e resultados financeiros.
O Supply Chain 4.0
No campo do Supply Chain 4.0, a adoção desse modelo de gestão inovador facilita a aceleração de análise em toda a cadeia de suprimentos, estoque, compras e transporte. Resultando em tempos de entrega mais rápidos e melhores tomadas de decisão. (veja os principais artigos do ano sobre tendências em supply chain)
A chave para uma implementação de sucesso desse conceito é a criação ou utilização de plataformas tecnológicas com interfaces de navegação simples aos usuários, cujas funcionalidades os permitam acessar dados e análises relevantes auxiliando sua rotina em toda a escala de produção.
Outro fator crucial para a evolução desse modelo de negócio em supply chain 4.0 é contar com uma cadeia de fornecedores e parceiros habilitados a trabalhar com o mesmo sistema e alinhados ao conceito, permitindo assim a gestão efetiva da relação entre as partes.
A adoção de inovações em comunicação e IOT (internet das coisas) resulta em mudanças na estrutura organizacional, a qual permuta de divisões verticalizadas para um desenho de organização integrada, que conta com processos bem definidos, desenvolvimento em tecnologia, possibilidade de inovação e compartilhamento de dados e informação, tanto dentro do próprio negócio, quanto na comercialização de produtos com seus parceiros.
Aplicação dessa conexão
Alguns exemplos de aplicação dessa conexão de equipamentos e informações, através de sensores, plataformas digitais, software de dados e análises, são:
- Transportadora FedEx utiliza o software SenseAware para rastrear e monitorar a temperatura, localização e possíveis adulterações em suas entregas até o destino final.
- Fabricante John Deere fechou parceria tecnológica com a UPS (United Parcel Service) para reduzir custos e melhorar eficiência em toda a cadeia de suprimentos.
- A seguradora de saúde norte-americana Humana tem utilizado aplicativos online que permitem acesso continuo de compartilhamento de informações entre pacientes, familiares e profissionais da área da saúde. Esse monitoramento remoto vem resultando em reduções de emergências e hospitalizações.
- Amazon lançou uma plataforma de parceiros para serviços de entrega (Delivery Service Partners) na qual os usuários se cadastram para colaborar com a logística de distribuição de produtos.
- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (The U.S. Department of Defense) contratou um projeto digital que permite monitorar e rastrear todo o fluxo de ativos militares, desde a sua compra, fabricação, movimentação, estoque e outros dados logísticos. Os ganhos com essa plataforma são a redução de recursos necessários para gerenciar a cadeia de suprimentos e a eliminação de pontos cegos do supply chain.
- A gigante alimentícia Cargill revolucionou seus processos com iniciativa focada em sustentabilidade, através do International Cocoa Initiative (ICI), digitalizando o supply chain da produção de cacau, na África, para proteger as crianças envolvidas em trabalho infantil.
- O aplicativo Uber disponibilizou uma plataforma tecnológica para a divisão de frete compartilhado, que possibilita às pequenas empresas de transporte competir no mercado de logística e consequentemente reduzir custos aos clientes, usuários e compradores.
A tendência do supply chain 4.0 no mundo corporativo é relevante, um relatório recente elaborado pela consultoria McKinsey (acesse na íntegra o relatório dos autores Bughin, Chui, & Manyika) estima que aproximadamente 70% do valor investido em IoT (internet das coisas) nos próximos 10 anos serão em inovação nas áreas comerciais de compra e venda. Aplique ferramentas criativas e inovadoras para guiar a sua área ou a sua empresa a esse novo patamar.